Dicas para economizar gasolina: mitos e verdades

Publicada em: 02/10/2020



Foto: Angelo Giordano/Pixabay

Era uma vez um país onde a gasolina chegava a custar R$ 6,00 por litro e os motoristas parcelavam seu abastecimento em 6x no cartão de crédito. Dizem que o problema começou quando os cantores do país começaram a apagar fogo com gasolina. Até artistas de circo que cospem fogo foram à falência.

Não é exatamente um conto de fadas, mas essa história tem a participação de vilões e mocinhos que surgiram quando as pessoas começaram a pesquisar formas de economizar gasolina.

Você já deve ter visto muito material na internet falando sobre dicas para economizar gasolina. No entanto, muitas coisas que dizem por aí não passam de mitos. Pesquisamos esse assunto nas fontes mais confiáveis e preparamos uma lista com mitos e verdades sobre economizar gasolina. Role a página para baixo e descubra como realmente economizar gasolina ou qualquer combustível, seja de carro, moto, ônibus ou caminhão (menos cuspindo fogo).

Diminuir a velocidade

Verdade Não importa o tamanho ou modelo do carro, quanto maior a velocidade, mais combustível ele consome. Geralmente, o consumo de combustível aumenta significativamente acima da velocidade de 80 km/h. Para ser mais preciso, o carro gasta 8,75% a mais de gasolina a cada 10 km/h acima dos 80 km/h. Isso equivale a um gasto adicional de R$ 0,36 por litro de gasolina. Fazendo as contas: se você, ao invés de dirigir a 100 km/h, dirigir a 80 km/h, você economizará cerca de R$ 5,16 a cada 100 km de viagem (considerando o litro da gasolina a R$ 4,15 e o consumo do carro de 14 km/l)

Além disso, dirigir dentro dos limites de velocidade também é mais seguro.

Diminuir o peso

Verdade Quanto mais pesado o carro estiver, mais combustível ele consumirá. E quanto menor o motor do carro, mais ele vai sentir esse peso extra nas "costas". O consumo aumenta cerca de 1% a cada 45 kg de bagagem. Por isso, evite guardar objetos desnecessários no porta-malas do veículo ou andar com excesso de bagagem.

Trocar o filtro de ar

Mito A troca de um filtro de ar sujo por um novo em carros com injeção eletrônica não causa economia de combustível. No entanto, essa troca melhora o desempenho do motor.

Nos carros antigos, que utilizavam carburadores, a troca do filtro pode melhorar um pouco o consumo de combustível e o desempenho.

Evitar arrancar bruscamente

Verdade Nesse caso, são dois fatores que contribuem para o aumento do consumo. Quando o carro está parado, para conseguir entrar em movimento o motor já é naturalmente mais exigido. E quanto mais elevado o giro do motor, maior o consumo de combustível. Se estiver em trecho urbano, onde prevalecem semáforos e congestionamentos, o aumento no consumo de gasolina pode chegar a 40%. Por isso, a menos que você esteja disputando uma corrida de dragster, dirija com "suavidade no pé".

Desligar o ar condicionado

Mito Sem dúvida, o ar condicionado ligado aumenta o consumo de combustível por diversos fatores, como temperatura externa, umidade do ar e intensidade dos raios solares. Porém, a alternativa ao ar condicionado, que é dirigir com as janelas do carro abertas, também consome mais combustível em função do aumento da resistência do ar. Dessa forma, em trajetos curtos nos quais a velocidade é baixa, deixar as janelas abertas é mais econômico. Por outro lado, se o trajeto e a velocidade forem maiores, como em uma estrada, é mais econômico fechar as janelas e ligar o ar condicionado.

Para economizar mais combustível, não regule a temperatura do ar condicionado para além do necessário, estacione o carro sob a sombra, e dirija com as janelas abertas antes de ligar o ar condicionado para que o ar quente saia do interior do veículo.

Não usar bagageiro de teto

Verdade Carregar bagagens no teto do carro aumenta a resistência do ar e, consequentemente, o consumo de combustível. Um bagageiro grande de teto, por exemplo, aumenta de 2% a 8% o consumo de combustível na cidade, e de 6% a 17% na estrada. Se você precisa utilizar um bagageiro de teto, retire-o quando não estiver em uso para economizar combustível.

Andar com os pneus calibrados

Verdade Você consegue economizar em média até 3% no consumo de gasolina se os pneus do carro estiverem na pressão recomendada pelo fabricante. Quando os pneus estão murchos, o consumo de combustível aumenta cerca de 0,2% para cada libra-força (PSI) a menos da pressão recomendada. Andar com os pneus devidamente calibrados também é mais seguro e aumenta sua vida útil.

A pressão recomendada para cada veículo geralmente pode ser encontrada no manual do proprietário ou na etiqueta fixada na lateral da porta do lado do motorista. Não utilize a pressão máxima indicada na lateral do pneu.

Usar o óleo adequado

Verdade A economia de combustível varia de 1% a 2% quando o motor recebe óleo da especificação SAE recomendada pelo fabricante. Além disso, procure por lubrificantes que tenham uma especificação API para reduzir o atrito dentro do motor e economizar combustível.

Economizadores de combustível

Mito Após a crise do petróleo no fim da década de 1970 e início dos anos 1980, começaram a surgir aparelhos que prometem economia de combustível aos donos de carros. E de tempos em tempos, geralmente quando o preço da gasolina aumenta, aparece um novo dispositivo no mercado com a finalidade de economizar gasolina e reduzir as emissões de CO2. A lista de "maravilhas" tecnológicas é grande: imãs para ajustar as moléculas do combustível, geradores de hidrogênio, vaporizadores de gasolina, lâmpadas para acendedor de cigarro, etc. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), que realizou testes e avaliações desses produtos, a maioria deles não produz efeito algum na economia de combustível ou na emissão de gases. Para piorar, alguns deles podem até prejudicar o motor do veículo. Os poucos produtos que funcionaram, apresentaram uma economia de combustível mínima. Em um teste feito com um desses aparelhos, a revista Quatro Rodas também chegou à mesma conclusão da EPA.

Combustível para a mente: se essas bugingangas funcionassem, por que nenhuma montadora ainda não implementou-as em seus carros?


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