Brasil é autossuficiente em petróleo, como diz Lula?

Publicada em: 05/04/2021



Petroleiro observa o início de operação da plataforma P-68, da Petrobras, no pré-sal da bacia de Santos. Foto: Petrobras

Em 2006, com a divulgação de informações sobre as reservas de petróleo encontradas no pré-sal, o então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o Brasil se tornava autossuficiente em petróleo. Porém, depois de 15 anos, o Brasil continua dependendo do mercado externo para atender sua demanda por combustíveis. Apesar disso, o ex-presidente Lula reafirmou, em discurso a apoiadores, que o Brasil é autossuficiente em petróleo. Mas, afinal, o que significa "autossuficiência em petróleo"? E o Brasil, é ou não, autossuficiente em petróleo, como diz Lula?

Autossuficiência em petróleo

De uma forma bem simplista, ser autossuficiente em petróleo significa que a quantidade de petróleo produzida por um país é suficiente para atender o consumo interno de seus derivados, como gasolina, diesel, querosene de aviação, entre outros. De fato, o petróleo (óleo bruto) é o 3º produto mais exportado pelo Brasil, de acordo com os dados do Siscomex de 2020.

Entretanto, o petróleo na sua forma natural não passa de uma matéria prima que precisa passar por um complexo processamento para dar origem aos derivados que consumimos todos os dias, diga-se de passagem, cada vez mais. Até mesmo grandes países produtores de petróleo necessitam importar derivados para abastecer o mercado interno, como é o caso da nossa vizinha, Venezuela. O gráfico abaixo representa o volume das exportações em comparação com as importações de petróleo e produtos derivados.

importação e exportação de petróleo pelo Brasil

Logo, depois de extraído, em campos marítimos ou terrestres, o petróleo bruto precisa ser refinado. O refino consiste em uma série de processos físico-químicos nos quais o petróleo é "separado" em diversos produtos. Como o petróleo não é um produto uniforme, cada refinaria é construída especialmente para processar um tipo de petróleo. E cada tipo de petróleo costuma dar origem a derivados específicos, conforme sua qualidade.

A densidade API é uma das principais características que determinam a qualidade do petróleo. Quanto mais leve o petróleo, mais alta é a densidade API, e mais derivados leves são produzidos, como gasolina e nafta. O Brasil possui campos de petróleo extremamente leve, como Urucu, em plena floresta Amazônica (densidade API 46,4º). Por outro lado, existem campos no Brasil cujo óleo extraído é pesado e resultam em maiores volumes de óleos combustíveis e asfaltos, como o campo de Papa-terra, na Bacia de Campos (densidade API 14,2º).

Outras características do petróleo que são consideradas para a produção de derivados são o ponto de ebulição verdadeiro, teor de resinas e asfaltenos, ponto de fluidez, viscosidade, acidez total, entre outros.

Muito carro para pouco petróleo (leve)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frota brasileira era composta por 100,7 milhões de veículos em circulação. Embora a produção brasileira de petróleo seja de 1,05 bilhão de barris (2019), de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em geral, a densidade do petróleo brasileiro varia de pesado a médio, o que dificulta a produção de derivados leves para atender o mercado interno. O resultado dessa equação é a dependência do Brasil na importação de derivados leves do petróleo, como gasolina.

O gráfico abaixo detalha os dados de comércio exterior de derivados de petróleo do Brasil, incluindo gasolina A, gasolina de aviação, gás liquefeito de petróleo (GLP), óleo combustível, óleo diesel e querosene de aviação (QAV). Percebe-se no período de 10 anos analisado uma clara tendência de importação desses combustíveis muito acima do volume que é exportado pelo Brasil.

importação e exportação de derivados de petróleo pelo Brasil

Como se vê, autossuficiência em petróleo é um conceito bem mais complexo que simplesmente extrair e exportar a matéria-prima bruta. Ser autossuficiente em petróleo inclui também o tipo de petróleo obtido, a capacidade e as características das refinarias existentes no país, a matriz energética e o perfil de consumo dos derivados de petróleo. Nesse sentido, ainda há muitos desafios pela frente para que o Brasil resolva a tal equação, intencionalmente simplificada a fim de ecoar nas mentes de eleitores desavisados.


Comentários





Notícias Relacionadas