Como verificar se o etanol está adulterado

Publicada em: 06/10/2020



Foto: UNICA/Flickr

O etanol, conhecido como álcool, é um biocombustível que se popularizou no país com o surgimento dos motores bicombustíveis em carros e motos. Porém, o grande temor dos motoristas e motociclistas é saber se o etanol está "batizado", ou seja, se o teor de água no etanol está acima da especificação técnica. Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a principal irregularidade no etanol detectada pelas fiscalizações foi, de longe (76,3%), o teor alcoólico do combustível fora da especificação técnica.

Tal preocupação tem uma clara justificativa: a presença de água dentro do motor pode causar sérios danos aos componentes mecânicos e eletrônicos do carro, acarretando em grandes prejuízos para o proprietário do veículo. Mas se o etanol e a água são transparentes, como saber se o etanol está adulterado?

Qual a porcentagem de álcool no etanol

Para produzir o etanol podem ser utilizadas diversas matérias-primas, como cana de açúcar, milho, beterraba e batata, entre outros. No Brasil, a matéria-prima mais utilizada é a cana de açúcar. Após a fermentação da matéria-prima, obtém-se o componente chamado de etanol hidratado, que é o combustível comercializado simplesmente como etanol.

A porcentagem de álcool no etanol hidratado deve estar entre 92,5% e 95,4% para o funcionamento adequado dos motores. No caso do etanol premium, o teor alcoólico deve estar entre 95,5% e 97,7%. Já o etanol anidro, que é adicionado na gasolina brasileira, deve ter 100% de teor alcoólico. Para isso, ele precisa ser desidratado através de processos químicos nas usinas produtoras.

Como conferir se o etanol não é "batizado"

Os postos de combustíveis são obrigados a instalar um termodensímetro em cada bomba abastecedora de etanol. O termodensímetro é um equipamento que mede o teor alcoólico do etanol hidratado. Para conferir se o etanol está dentro da especificação técnica, observe o nível indicado pela linha vermelha, que precisa estar no centro do densímetro. Caso a linha vermelha esteja acima do nível do etanol, significa que o combustível está fora da especificação. Em outras palavras, o etanol está com mais água do que o permitido e poderá causar danos ao veículo.

termodensímetro

Foto: Divulgação ANP

Outro aspecto a ser observado é a coloração do etanol. O etanol deve estar sempre límpido, transparente, isento de impurezas e sem uma tonalidade laranja ou azul. Caso você identifique qualquer uma dessas alterações no etanol, entre em contato com a ANP para relatar o problema através do telefone 0800 970 0267.

Agora que você já sabe como verificar a qualidade do etanol, é só fazer a pesquisa pelo preço do etanol na sua cidade e economizar!


Comentários





Notícias Relacionadas