Percentual obrigatório de biodiesel no diesel é reduzido para 11%

Publicada em: 07/10/2020



Biodiesel puro (B100) em testes em refinaria da Petrobras. Foto: Divulgação Petrobras

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quarta-feira (07) a redução excepcional e temporária do percentual de mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel dos atuais 12% para 11%. A medida valerá a partir de 1º de novembro e vai até o fim do ano de 2020. A redução do percentual de biodiesel era uma reivindicação das distribuidoras de combustíveis por conta de um cenário de alta nos preços dos insumos.

Segundo a ANP, a medida era necessária para garantir o abastecimento nacional de diesel, uma vez que há temores de insuficiência de biodiesel para atender a demanda nacional. Apesar da pandemia, o diesel vem sendo bastante consumido. Além disso, a escalada de preço da soja e do dólar aumentaram as preocupações de que as exportações do produto causassem um colapso na produção de biodiesel.

Biodiesel

O biodiesel é um combustível renovável obtido a partir do processamento químico de óleos vegetais ou gordura animal. As principais matérias-primas vegetais para a produção de biodiesel no Brasil são mamona, pinhão manso, soja, entre outras culturas. Em 2008, o Brasil tornou obrigatória a mistura de biodiesel ao óleo diesel na proporção de 2% (B2). Desde então, esse percentual vem aumentando até atingir o patamar dos atuais 12% (B12). A comercialização do biodiesel entre os produtores e as distribuidoras é regulamentada através de leilões públicos organizados pela ANP.

Agora que você já sabe sobre o percentual obrigatório de biodiesel no Brasil, é só fazer a pesquisa pelo preço do diesel S10 na sua cidade e economizar!


Comentários





Notícias Relacionadas