Polícia Civil flagra posto com gasolina A em São Paulo

Publicada em: 11/03/2021



Gasolina A é um tipo de gasolina que só pode ser vendida a distribuidoras de combustíveis. Foto: Michael Gaida / Pixabay

Policiais da 3ª Delegacia de Polícia da Divisão de Investigações Sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (DIVECAR) flagraram na noite de terça-feira (9) um caminhão-tanque suspeito abastecendo um posto de gasolina na capital paulista. Com a aproximação dos policiais, o funcionário do posto fugiu e o motorista do caminhão foi preso em flagrante. Os policiais verificaram que o caminhão que transportava o combustível possuía registro de roubo. Além disso, a carga do combustível não apresentava nota fiscal, e a Polícia Civil acionou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para fiscalizar o estabelecimento.

Durante a fiscalização, os técnicos da ANP constataram que o combustível se tratava de gasolina A, que é a "gasolina pura", sem adição de etanol anidro, fornecida pelas refinadoras às distribuidoras. Como a legislação brasileira proíbe o comércio de gasolina A pelos postos revendedores, os fiscais suspeitam que o combustível tenha sido desviado de alguma empresa ligada à cadeia de refino e distribuição dos derivados de petróleo.

Com relação ao posto de combustível, a ANP informou que ele estava com a autorização de funcionamento revogada. Logo, foi autuado, interditado e teve os produtos apreendidos, além de estar sujeito a multas que, somadas, podem variar de R$ 90 mil a R$ 5 milhões. Apesar de informar que o posto fica no bairro Parque Alves Lima, zona sul de São Paulo, o nome e a localização exata do posto não foram revelados.

Gasolina A

A gasolina A é um derivado combustível do petróleo produzido pelas refinarias destinada às distribuidoras de combustíveis. Sua composição é praticamente 100% de hidrocarbonetos, moléculas de carbono e hidrogênio que formam o petróleo. São as distribuidoras que adicionam o etanol anidro à gasolina A, dando origem à gasolina C, que é fornecida aos postos revendedores. Devido à sua baixa octanagem, não deve ser utilizada nos motores de automóveis.


Comentários





Notícias Relacionadas